
Farmácias, padarias, churrascarias e pizzarias de todas as regiões de Minas Gerais estão sendo vistoriadas, nesta quinta-feira (25), pelo Corpo de Bombeiros. A ação faz parte da operação "Alerta Vermelho", que orienta e tira dúvidas dos comerciantes sobre procedimentos para prevenir incêndios e acidentes nos estabelecimentos.
Ao longo do dia, os militares pretendem fiscalizar mais de 1.700 instalações, com o empenho de aproximadamente 800 bombeiros. Em Belo Horizonte, a previsão é de que cerca de 500 comércios recebam a visita da corporação.
Prevenção
Descuidos em instalações elétricas provisórias, produtos muito próximos a painéis elétricos, equipamentos de refrigeração sem a devida manutenção, entre outros fatores tornam os estabelecimentos ambientes suscetíveis a incêndios e acidentes. Além disso, a grande circulação de pessoas exige normas para minimizar os riscos de incêndios e pânico para funcionários e clientes.
Durante as vistorias, os militares vão conferir também o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), extintores de incêndio, rotas de fuga, sinalização e iluminação de emergência.